| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Artigos

AGROGESTÃO dedica-se à gestão da indústria agro alimentar

08/05/2014

A AGROGESTÃO é uma softwarehouse dedicada à gestão da indústria agro alimentar, desde a agricultura até à parte mais industrial. A AGROGESTÃO trabalha com soluções PHC.

Comunicação Documentos Transporte

18/06/2013

A partir de 1 Julho 2013 é obrigatório comunicar à AT todos os documentos de transporte antes deste acontecer. Saiba aqui todos os passos a seguir para fazê-lo automaticamente com o AGROGESTÃO ® Comercial.

Alteração das regras em matéria de facturação

25/09/2012

KPMG - 09-09-2012
Foi publicado no início do mês o Decreto-Lei n.º 197/2012 que procede a alteração das regras em matéria de facturação que todos devemos conhecer.

Ovos com Rastreabilidade

25/09/2012

Revista AGROTEC Junho 2012
Há cerca de 5 anos a CAC II iniciou a instalação de um sistema de controlo de gestão que veio potenciar grande mudanças.

CAC II - Gestão e rastreabilidade rigorosas na produção de ovos

01/08/2012

Revista "Aves e ovos" - Julho de 2012
A CAC II tem instalado e em funcionamento pleno um sistema integrado de gestão e rastreabilidade que suporta toda a sua operação e responde a todas as exigências legais e dos seus clientes mais rigorosos. Os indicadores de melhoria que este sistema veio trazer são francamente animadores.

Fórum Gestão Agrícola 2012

25/05/2012

Centena e meia de responsáveis associativos estiveram reunidos em Cascais no dia 25 Maio 2012 para debater desafios do sector e perceber como podem ajudar melhor as empresas. Veja aqui o resumo deste encontro.

Os leilões que fazem diferença

09/05/2012

A APORMOR, de Montemor-o-Novo, trabalha em defesa dos interesses dos produtores da região. Um dos serviços mais importantes que presta é a realização semanal de leilões de gado bovino. O ZOOGESTÃO é a ferramenta que escolheram para apoiar todo o processo.

Prémios Vida Rural: Os melhores da agricultura já são conhecidos

27/03/2012

José Paulo Duarte da Abrunhoeste, Orivárzea, Agrogestão, vinho Virgo e Universidade de Aveiro são os grandes vencedores da primeira edição dos Prémios VIDA RURAL. José Carlos Sousa Veloso, mítico apresentador do programa TV Rural e ex-director da revista VIDA RURAL nos anos ’70 foi ainda distinguido com o Prémio Carreira.

Vai um cházinho (de composto)?

01/12/2011

Desafiámos a empresa "Vida na Terra" para explicar, numa série de curtos artigos, a sua abordagem à nutrição vegetal, fertilidade do solo e fitosanidade.  Um elemento central da estratégia daquela empresa é a aplicação do chamado "chá de composto" que neste primeiro artigo ficamos a perceber o que é e porque funciona para garantir o bom desenvolvimento das culturas.

Vamos apostar no Brasil - Entrevista ao País Económico

30/06/2011

Fundada há 13 anos em Cascais, a AGROGESTÃO é uma empresa que apostou desde o início em apresentar soluções tecnológicas inovadoras aplicadas ao mundo rural. Contando com a participação em inúmeros projectos em todo o país, Frederico Avillez, Director Executivo da empresa, referiu que a inovação dos processos desenvolvidos estão no centro das preocupações e acções diárias da empresa, mas a grande aposta para crescer assentará na internacionalização, com o Brasil no próximo ano como prioridade.

Benchmarking na empresa Vitivinícola

30/06/2011

No âmbito do trabalho final da disciplina de Gestão Vitivinícola, na pós-graduação Wine Business (ISEG e ISA), o Eng.º David Rego da Herdade Rio Frio, elaborou um trabalho sobre o potencial interesse do Benchmarking na Vitivinicultura: "Benchmarking na empresa Vitivinícola - Proposta de Aplicação na Península de Setúbal".

 

Apraz-nos constatar que este trabalho vem ao encontro daquilo que temos vindo a propor e vem valorizar o trabalho que temos vindo a prosseguir nestes últimos anos.

Casal Branco - Diversificar é palavra de ordem

30/05/2011

VIDA RURAL - n.º 1767 Ano 58 - Maio 2011

Eng.º João Paiva Brandão, apresenta as principais linhas da estratégia seguida neste cliente AGROGESTÃO, a Quinta do Casal Branco. Pelo caminho refere-se ao projecto TRACE que juntou a MALTIBÉRICA, a AGROGES e a AGROGESTÃO.

Agrogestão, uma consultora para o meio rural

14/11/2010

Green Savers

Chama-se Agrogestão, está sediada em Cascais e é uma consultora de informação em meio rural. Com o lema “Pés na terra, olhos no futuro”, a empresa foi fundada em 1998 e já está presente em Moçambique – num projecto de biocombustíveis em parceria com a Galp – Argentina e prepara-se para entrar no Brasil.

http://www.greensavers.pt/2010/11/14/agrogestao-uma-consultora-para-o-meio-rural/

A gestão da empresa agrícola - edição de Novembro da revista AGROTEJO

01/11/2010

Edição de Novembro da revista AGROTEJO

Afinal de contas para que serve a Gestão numa exploração agrícola?

As políticas agrícolas são desenhadas para influenciar os agentes do sector. É importante que os agricultores integrem essas condicionantes nas suas decisões, mas é fundamental que não encarem essas linhas orientadores como objectivos obrigatórios para as suas organizações.

Frederico Avillez – FZ AGROGESTÃO

Pessoas: que dor de cabeça - Gestão de Recursos Humanos

06/04/2009

VIDA RURAL nº 1746 Ano 56 - Abril de 2009

Preparando-se para a etapa final, José Manuel passou ainda por Abrantes. Não podia imaginar o que o esperava. Não era um dos episódios mais gratificantes da vida de um gestor, mas era sem dúvida um assunto da maior importância. Foi ao visitar um dos seus tios, irmão de sua mãe que sucedeu o que se descreve a seguir.

Será a galinha da vizinha melhor do que a minha - Benchmarking - Gestão por comparação

10/01/2009

VIDA RURAL nº 1743 Ano 56 - Dezembro 2008/Janeiro 2009

Na volta para Lisboa José Manuel recebeu um telefonema do amigo Alberto, conhecido das férias de miúdos no Algarve e com quem manteve contacto devido ao interesse mútuo pela agricultura, depois de saber destas viagens resolveu que também queria que ser visitado. E foi assim que José Manuel rumou de novo ao Oeste.

O difícil mesmo é vender - Canais de comercialização

10/11/2008

VIDA RURAL nº 1742 Ano 56 - Novembro de 2008

Neste número José Manuel está finalmente no Oeste, para a sua última etapa. O seu amigo Alberto, tinha falado da presença dele a um dos seus amigos, o Pedro. Disse-lhe que José Manuel tinha estagiado na central de abastecimento de uma grande superfície. Sem pensar duas vezes o amigo pediu-lhe que aparecesse pois estava com uns problemas quanto à venda da produção.

Curso de Gestão - O preço a atribir a cada factor - Método de valorização

30/10/2008

AGROINOVAÇÃO Nº 76 - Out/Nov/Dez/2008

Cá estou eu, o Vítor pela última vez este ano. Após três artigos em que descrevi as minhas conversas com o meu pai e a minha tia sobre a melhor maneira de organizarem os resultados das actividades de cada um, termino aqui com os últimos passos do cálculo do custo unitário das maçãs que a minha tia produz.

Melhor ou mais barato? - Estratégias de negócio

01/10/2008

VIDA RURAL - nº 1741 Ano 56 - Outubro 2008

Quase a finalizar a sua volta a Portugal, ainda foi necessário voltar ao Alentejo! Afinal um dos seus amigos lá de Lisboa conhecia o Sr. Alfredo Santos que é sócio gerente de uma empresa agrícola que explora duas propriedades na zona de Ferreira do Alentejo e achou que tanto eu como o Sr. Santos podíamos beneficiar duma visita minha a Ferreira.

E quando tudo parecia não correr mal... - Gestão de risco

10/09/2008

VIDA RURAL - nº 1740 Ano 56 - Setembro 2008

José Manuel encontra um seu colega de faculdade, Jacinto Boaventura, que, tendo acabado o curso pouco após a entrada do José Manuel na faculdade, já se tinha instalado como agricultor havia alguns anos. Tendo herdado a exploração agrícola de seu pai, na região do Algarve, modernizou-a e explora um pomar de laranjeiras, cultiva uma área onde produz hortas, e tem ainda uma parcela de regadio, onde tem cultivado Milho que vende para grão. Mas os tempos estão difíceis para o Jacinto, como para muitos dos seus colegas agricultores.

Terei dinheiro na conta para pagar? - Plano de tesouraria

20/08/2008

VIDA RURAL nº 1739 Ano 56 - Julho/Agosto 2008

José Manuel encontra o seu antigo vizinho de Lisboa, o Sr. Xavier, que desde que se reformou que se dedica à agricultura. No momento o Sr. Xavier planeia a actividade da exploração para o ano agrícola a começar, em particular o seu orçamento de Tesouraria. Ou seja, tenta perceber, de forma escalonada, se em cada mês ao longo do próximo ano terá dinheiro disponível para efectuar os pagamentos a que a sua actividade o obriga. 

Curso de Gestão - Vender ao desmame ou à engorda - Preço de transferência

30/07/2008

AGROINOVAÇÃO Nº 75 - Jul/Ago/Set/2008

O meu nome é Vítor e esta é a terceira de quatro sessões em que vos conto como ajudei o meu pai e a minha tia a calcular os resultados das suas actividades. Na sessão anterior contei-vos como eu e o meu pai decidimos que método contabilístico utilizar e como organizar as contas das actividades. Agora já com o plano feito e os dados na mão vamos pô-lo em prática.

Curso de Gestão - Chaves de Imputação e Sistema Contabilístico

09/06/2008

AGROINOVACÃO Nº 74 - Abr/Mai/Jun/2008

Como já devem saber sou o Vítor. Durante quatro sessões vou contar aquilo que se passou com a minha tia e com o meu pai, ambos agricultores uma vez que os ajudei a contabilizar os seus custos unitários. Na sessão passada ajudei a minha tia a distribuir os custos das máquinas pelas actividades produtivas. Desta vez vou contar como resolvemos o problema dos gastos gerais na exploração da minha tia e como determinámos as actividades na exploração do meu pai.


 

Vai à máquina ou à mão? - Orçamentos parciais de substituição

26/05/2008

VIDA RURAL - n.º 1738 Ano 56 - Junho 2008

José Manuel encontra os seus amigos Senhor Silva e Luís, respectivamente empresário e técnico de exploração. O Senhor João Silva possui uma exploração agrícola bastante diversificada. Entre as diferentes actividades conta-se uma vinha nova de 30 ha cuja vindima ele pretende mecanizar. Embora empiricamente tivesse uma ideia dos dados que necessita recolher, encontrava-se com alguma dificuldade em organizá-los de modo a que pudesse tomar uma decisão quanto à melhor forma de realizar a vindima. Recorre, por isso, aos serviços do seu técnico Luís.

Colher ou não colher - eis a questão! - Limiares de rentabilidade e de encerramento

05/05/2008

VIDA RURAL - n.º 1737 Ano 56 - Maio 2008

A Agrogestão dá aqui continuidade ao curso de gestão agrícola que se desenrola ao longo dos números da Vida Rural de 2008. Este curso tem origem na adaptação de material pedagógico produzido pela ADISA, pelo IDRHa, pela Agroges e pela FZ Agrogestão, com os objectivos de permitir um salto qualitativo na gestão de empresas agrícolas e de criar um linguagem comum a todos os protagonistas da produção agrícola (técnicos e produtores). 

Cada número aborda um tópico inerente à gestão de empresas agrícolas de uma forma simples e prática. Os artigos retratam, na primeira pessoa, uma viagem do José Manuel, um agrónomo que decide visitar agricultores seus amigos em várias regiões do país a quem vai prestando auxílio nos problemas de gestão que os apoquentam nesse momento.

Neste número José Manuel encontra um amigo de faculdade, o José Tibério, que participava numa discussão com o sócio do pai sobre a apanha da maçã bravo de esmolfe no pomar de 5 hectares que geriam em conjunto.

Curso de Gestão - Custeio de Equipamentos

20/03/2008

AGROINOVAÇÃO - n.º 73 - Jan/Fev/Mar/2008

O meu nome é Vítor. A minha tia Fátima e o meu pai têm cada um uma exploração agrícola. É meu hábito dar-lhes uma mãozinha na gestão da quinta. No últimos tempos coube-me ajudá-los a organizar contas de cultura, já que ambos queriam conhecer os custos unitários das suas produções.

Conto-vos aqui, em quatro artigos, os diálogos que nos levaram até este resultado final.

Tractor novo ou talvez não... - Custos de utilização de equipamento

04/03/2008

VIDA RURAL - n.º 1736 Ano 55 - Abril 2008

A Agrogestão dá aqui continuidade ao curso de gestão agrícola que se desenrola ao longo dos números da Vida Rural de 2008. Este curso tem origem na adaptação de material pedagógico produzido pela ADISA, pelo IDRHa, pela Agroges e pela FZ Agrogestão, com os objectivos de permitir um salto qualitativo na gestão de empresas agrícolas e de criar um linguagem comum a todos os protagonistas da produção agrícola (técnicos e produtores). 

Cada número aborda um tópico inerente à gestão de empresas agrícolas de uma forma simples e prática. Os artigos retratam, na primeira pessoa, uma viagem do José Manuel, um agrónomo que decide visitar agricultores seus amigos em várias regiões do país a quem vai prestando auxílio nos problemas de gestão que os apoquentam nesse momento.

Neste número José Manuel encontra um amigo do Pai de Amarante, o João. No momento em que se encontram João considerava comprar um tractor.

Mandar o RPU às couves!? - Custo de oportunidades/utilidade

03/03/2008

VIDA RURAL - n.º 1735 Ano 55 - Março 2008

A Agrogestão inicia neste número um curso de gestão agrícola que se desenrolará ao longo dos números da Vida Rural de 2008. Este curso tem origem na adaptação de material pedagógico produzido pela ADISA, pelo IDRHa, pela Agroges e pela FZ Agrogestão, com os objectivos de permitir um salto qualitativo na gestão de empresas agrícolas e de criar um linguagem comum a todos os protagonistas da produção agrícola (técnicos e produtores). 

Cada número abordará um tópico inerente à gestão de empresas agrícolas de uma forma simples e prática. Os artigos retratam, na primeira pessoa, uma viagem do José Manuel, um agrónomo que decide visitar agricultores seus amigos em várias regiões do país a quem vai prestando auxílio nos problemas de gestão que os apoquentam nesse momento.

Neste número José Manuel encontra um tio de Chaves indeciso sobre arrendar as terras ou manter o RPU e assim a conversa segue rumo para os conceitos de utilidade, de custo de oportunidade e de prémio de risco.

“Balanced Score Card” - Painel de Controlo de Gestão

01/03/2007

VIDA RURAL - n.º 1725 e 1726 Ano 54 - Março e Abril 2007

Na gestão do dia-a-dia de qualquer empresa não é possível estar atento a todos os pormenores. Existem ferramentas que nos ajudam a concentrarmo-nos naqueles aspectos que verdadeiramente fazem a diferença, quer para os resultados operacionais da empresa, quer para a prossecução da linha estratégica da mesma.

Vinhos por Computador

01/12/2006

VIDA RURAL - n.º 1723 Ano 54 - Dezembro 2006

O título é provocador mas não está longe da verdade. De facto muitos dos grandes vinhos portugueses têm hoje um verdadeiro “Bilhete de Identidade” completamente digital e os seus criadores podem com um simples clique do rato do computador conhecer todo o percurso produtivo até ao talhão da vinha que lhe deu origem.

Quanto vale o seu milho?

01/11/2006

VIDA RURAL - n.º 1722 Ano 54 - Novembro 2006

Sistema de custeio é um conjunto de procedimentos que determina a forma como é efectuado o apuramento dos preços unitários dos centros de custo ou preços de transferência. É importante conhece-los já que, devido à diversidade da natureza dos custos existentes no âmbito do processo produtivo (fixos e variáveis, específicos e não específicos, ...) consoante se utiliza, uma ou outra forma de imputação de custos fixos, assim se obtém um custo de produção diferente.

Formação global em gestão agrícola: novas abordagens

30/10/2006

AgroCultura - nº 11/Outubro/2006

A ADISA, a AGROGES [a FZ AGROGESTÃO] e o IDRHa, com o apoio da Medida 7, Acção 7.3.1, e a preocupação de estruturar um conjunto de matérias e de instrumentos didácticos de suporte que permitissem dotar os formandos de um conjunto de competências bem definidas, conceberam um plano global de formação em gestão agrícola e produziram e editaram um conjunto de manuais em vários suportes.

Contabilidade Analítica

01/10/2006

VIDA RURAL - n.º 1721 Ano 54 - Outubro 2006

Tal como todas as outras empresas, as explorações agrícolas devem ser geridas de forma prática mas profissional. Uma das valências da gestão é o controlo, que permite ao decisor analisar informação do que se está a passar na exploração e tomar decisões que permitam corrigir ou melhorar a performance da empresa. Este controlo pode permitir correcções ao plano do ano seguinte, ou desde logo proporcionar correcções na implementação do próprio

A velhinha, mas sempre actual “Conta de Cultura”

01/09/2006

VIDA RURAL - n.º 1720 Ano 54 - Setembro 2006

O “Orçamento” é provavelmente a ferramenta de gestão mais utilizada junto dos agricultores e é usualmente conhecido por “Conta de Cultura”. Neste artigo a equipa da AGROGESTÃO tenta aprofundar um pouco esta ferramenta de fácil e quase imediata utilização

Gestão Informatizada é Inevitável

01/06/2006

Jovens Agricultores - Revista da AJAP- n.º 67 - Julho / Agosto / Setembro 2006

A gestão da empresa agrícola é uma questão que o moderno agricultor ou empresário agrícola não pode negligenciar. Com margens decrescentes e a forte pressão sobre os custos, a concorrência acesa em praticamente todos os mercados e exigências crescentes por parte dos consumidores é essencial gerir bem controlando todos os detalhes.

Como pagar mais impostos

01/06/2006

VIDA RURAL - n.º 1718 Ano 54 - Junho 2006

As amortizações são o mais importante custo escondido, e frequentemente esquecido, da gestão da empresa agrícola. O gestor agrícola tem que conhecer as implicações das suas diferentes fórmulas de cálculo para poder tomar melhores decisões mesmo que isso represente pagar mais impostos no curto prazo...

Custos que não se pagam

01/06/2006

VIDA RURAL - n.º 1719 Ano 54 - Julho/Agosto 2006

Muitas vezes proveito é sinónimo de receita mas nem sempre! É possível ter custos sem que isso obrigue a pagar algum fornecedor ou ter muitos proveitos mas nem um cêntimo a mais na conta bancária. Este mês os técnicos da AGROGESTÃO esclarecem a diferença entre os importantes conceitos - proveito e receita, custo e despesa. E identificam ainda os circuitos económico e de tesouraria que os gestores agrícolas têm que controlar isoladamente.

Custos Escondidos, e tantas vezes esquecidos...

01/05/2006

VIDA RURAL - n.º 1717 Ano 54 - Maio 2006

Nem todos os custos se reflectem directamente nas nossas bolsas. Este mês debruçamo-nos sobre os custos escondidos que tantas vezes são esquecidos pelos agricultores.

A gestão da água de rega

01/05/2006

REGA E DRENAGEM- n.º 44 - Maio/Junho de 2006

Com o desenvolvimento das tecnologias de rega, a realidade dos sistemas de produção de regadio têm sofrido grandes alterações. Actualmente existem muitas possibilidades de controlo da utilização de factores de produção como a água, a energia, os adubos, os pesticidas e o tempo.

As Duas Opções Possíveis

01/03/2006

VIDA RURAL - n.º 1715 Ano 53 - Março 2006

A equipa da FZ AGROGESTÃO vem este mês lançar o tema da estratégia empresarial com as escolhas básicas de posicionamento em cada produto ou negócio. Este segundo artigo deste espaço é assinado por José Pedro Salema, co-fundador e sócio-gerente desde a constituição da empresa em 1998.

José Pedro Salema

Os Custos na Decisão

01/03/2006

VIDA RURAL - n.º 1716 Ano 53 - Abril 2006

Este mês a equipa da FZ AGROGESTÃO vem trazer-nos uma reflexão em torno de algumas classificações dos custos da empresa agrícola e de como o tipo de decisão a tomar pelo agricultor influencia quais as rubricas a considerar.

ZOOPDA já está no mercado

01/02/2006

A VOZ DO CAMPO- Fevereiro 2006

A FZ AGROGESTÃO iniciou a sua actividade em torno do apoio à Gestão de Empresas Agrícolas. Mas a evolução da equipa e do seu software difundiu-a a outros sectores. Hoje, as novidades centram-se em softwares de apoio a agro-indústrias, controlo de cadernos de campo e programas específicos para PDAs.

A FZ AGROGESTÃO lançou o ZOOPDA - Informação de Campo que permite a verificação e o registo de dados no terreno potenciando o uso do ZOOGESTÃO.

Traçar Rumos

01/02/2006

VIDA RURAL - n.º 1714 Ano 53 - Fevereiro 2006
A equipa da FZ AGROGESTÃO inicia neste número uma colaboração mensal para difundir e explicar conceitos de gestão. Propõe-se, no âmbito da vasta experiência de formação e consultoria que possui, esclarecer dúvidas recorrentes dos decisores do meio rural. Este primeiro artigo é assinado por Frederico Avillez, co-fundador e sócio-gerente desde a constituição da empresa em 1998.

A rastreabilidade como ferramenta da segurança alimentar

01/12/2005

REGA E DRENAGEM- n.º 40 - Dezembro de 2005

Os escândalos associados à falta de segurança alimentar nos finais dos anos noventa e outros mais recentes (como sejam os casos da BSE ou da febre aftosa) afectaram profundamente o modo como os consumidores analisam e seleccionam os produtos alimentares oferecidos pelo mercado. O aumento da sensibilidade para os perigos envolvidos na alimentação bem como a melhoria dos padrões de vida nas sociedades desenvolvidas, induziram a primazia da selecção por padrões de custo e de qualidade em detrimento da escolha unicamente pelo melhor preço.

Da Vinha ao Copo

01/10/2005

REVISTA AGRIUS - n.º 17 - Outubro 2005 in EXPRESSO

Rastreabilidade é um conceito muito em voga na fileira agro-alimentar mas que ainda está longe de ser uma realidade na maioria das empresas. De facto, todos os agentes envolvidos na produção de bens para consumo humano são obrigados desde o inicio de 2005 a conseguir identificar a origem e forma de produção de todos os seus produtos.

CINEGESTÃO permite gestão completa da Zona de Caça

01/04/2005

JORNAL VOZ DO CAMPO - Março 2004

Levi Roçadas está optimista no sentido de que as zonas de caça comecem a envolver cada vez mais pessoas, forçosamente mais recursos, passando o futuro pela contratação de meios técnicos próprios, com área de trabalho para Engenheiros Agrónomos e Florestais.

GENESIS, uma ferramenta essencial para a produção moderna

01/08/2004

Clube de Produtores SONAE - Revista Produção - n.º 19 Agosto 2004

Resultante de uma parceria entre o Instituto Superior de Agronomia (ISA), o Instituto Superior Técnico e as empresas ConsulAI e FZ AGROGESTÃO, o GENESIS é um sistema integrado que abrange toda a cadeia de abastecimento, permitindo ao produtor elaborar os seus cadernos de campo e controlar a entrada dos produtos na unidade industrial até à sua expedição para comercialização. O Professor Luís Mira da Silva, do ISA, e Carlos Ferreira, sócio do Clube de Produtores (CP) e proprietário de uma solução GENESIS, conversaram sobre esta nova ferramenta tecnológica e as suas vantagens para o sector.

Informática ao serviço do mundo rural

01/11/2003

JORNAL VOZ DO CAMPO - Novembro 2003

A FZ Agro-Gestão nasce em 1998 no seio da Agro.Ges – uma empresa de estudos e projectos no meio rural com a missão de fornecer os produtos e serviços que melhor contribuam para reforçar a capacidade de gestão das empresas do meio rural. Com este objectivo a FZ Agro.Gestão tem vindo a desenvolver a aplicação informática Agro.Gestão que integra um conjunto de funcionalidades que dão resposta às mais diversas necessidades dos empresários agrícolas e da qual detém os direitos exclusivos de comercialização.

MBA - Mito ou Realidade

01/08/2003

JORNAL DE NEGÓCIOS - 1 de Agosto 2003

Jovem empresário, Frederico Avillez foi fazer o MBA para se precaver: "Sentia-me inseguro em relação ao futuro, um MBA fortalecia o meu currículo". Acaba de terminar os dois anos lectivosdo "Master in Business Administracion" na Universidade Nova de Lisboa. Hoje, a empresa que fundou com José Pedro Salema - Também MBA mas da Universidade Católica Portuguesa - vai de vento em popa. Os dois engenheiros agrónomos ganharam valências de Gestão e a "sua" FZ AGROGESTÃO vende "software" de gestão, presta consultoria e formação para empresas e associações agrícolas.

Planeamento Agrícola: Agro.gestão - Módulo de Orçamentos

01/06/2003

REGA E DRENAGEM- n.º 16 - Junho de 2003

A empresa FZ Agro.gestão lança nova aplicação de gestão para empresas agrícolas - Agro.Gestão ® - Módulo de Orçamentos. Esta nova ferramenta cumpre dois grandes objectivos fundamentais para a gestão moderna: Planeamento e Controlo Orçamental.

A função planeamento baseia-se na construção de orçamentos unitários de actividades e permite ao agricultor construir diferentes cenários alternativos - Sistemas de Produção.

Formação e Consultoria em Gestão Agrícola para PME's

01/05/2003

REVISTA ANCABRA - n.º 5 - 2003

O projecto Formação / Consultoria em Gestão Agrícola destinado a PME's (Pequenas e Médias Empresas), que a ANCABRA está a promover desde Novembro de 2002 junto dos seus associados, consiste em dotar os gestores dessas mesmas empresas dos instrumentos, dos quais falaremos mais à frente, necessários a uma gestão cada vez mais exigente, rigorosa e eficaz, e no fundo mais profissional.

O Empreendedorismo Vive

01/12/2002

Jornal de Negócios - Dezembro 2002 (Eduardo Pamplona)
A Nova Economia acabou. Ou nunca existiu. Das centenas de empresas criadas à volta de ideias inovadoras, muitas fecharam por falta de mercado ou de capacidade de gestão. Mas outras sobrevivem, geram «cash flows» positivos e têm projectos concretos de crescimentos. O empreendedorismo não passa de moda.

Gestão da Empresa no Meio Rural

01/11/2002

Revista Rega e Drenagem - Novembro 2002

AGRO·GESTÃO ® é um programa informático capaz de integrar todas as vertentes da gestão da empresa do meio rural, desde a contabilidade analítica de qualquer actividade rural até ao controlo de stocks e ao maneio dos animais...

Aqui Programa-se!

01/08/2002

REVISTA EXAME INFORMÁTICA - Agosto 2002

São cada vez mais os portugueses que se dedicam à produção de software. O mercado é pequeno e os utilizadores ainda resistem aos programas "made in Portugal". Mas as linhas de código falam cada vez mais a nossa língua.

Solução Integrada de Gestão para Empresas Agrícolas

01/03/2001

REVISTA FRUTAS, LEGUMES & FLORES – Março 2001

Face ao aumento da pressão competitiva sobre as empresas do meio rural surgem necessidades específicas ao nível da sua gestão. A quantificação da contribuição de cada operação realizada numa actividade e de cada actividade no seio da empresa é imperativa para poder tomar decisões fundamentadas e em tempo útil.

Hectares de Empreendedorismo

01/09/1999

REVISTA IDEIAS & NEGÓCIOS – Setembro 1999

Criaram mais uma ferramenta agrícola para os agricultores portugueses. Chama-se Agro.Gestão e é um software capaz de integrar todas as vertentes da gestão agrária, desde a contabilidade ao maneio dos animais. O segredo: muitos quilómetros pelas estradas do Alentejo...

Modernizar a gestão dos agricultores

24/06/1999

JORNAL DE NEGÓCIOS – 24 de Junho de 1999
Frederico Avilez e José Salema desenvolveram um programa informático de contabilidade de gestão adaptado à agricultura. Venderam 50 unidades e «o potencial de crescimento do negócio é enorme».

FATO, GRAVATA E ENXADA

24/06/1999

REVISTA VISÃO – 24 de Junho de 1999

Uma das provas que é possível inovar, mesmo na actividade mais tradicional, é dada por dois jovens engenheiros agrónomos. Frederico Avillez e José Pedro Salema, ambos com 25 anos, lideram um projecto de consultadoria em agricultura. Afinal, os computadores e a gestão também podem dar-se bem com gado e enxadas. «A agricultura é uma actividade incerta e ingrata, porque está dependente do estado da terra e do tempo. Mas uma gestão certa permite reduzir os riscos e até os prejuízos», diz Frederico Avillez.

Voltar