| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Prémios Vida Rural: Os melhores da agricultura já são conhecidos

27/03/2012

José Paulo Duarte da Abrunhoeste, Orivárzea, Agrogestão, vinho Virgo e Universidade de Aveiro são os grandes vencedores da primeira edição dos Prémios VIDA RURAL. José Carlos Sousa Veloso, mítico apresentador do programa TV Rural e ex-director da revista VIDA RURAL nos anos ’70 foi ainda distinguido com o Prémio Carreira.

A cerimónia de entrega decorreu ontem, no CNEMA, em Santarém, integrada no encerramento oficial do SIAG e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, que entregou o galardão ao Empresário Agrícola do Ano.



Os vencedores

José Paulo Duarte, da Abrunhoeste e Confraria da Horta, foi considerado o Empresário Agrícola do Ano. O júri distinguiu a dinâmica deste empresário, a sua capacidade de gestão e organização bem como o investimento contínuo nos últimos anos no aumento da área de pomar, quer na região Oeste quer mais recentemente no Alentejo.

A Orivárzea foi distinguida como a melhor agro-indústria em 2011, pelo seu permanente investimento em tecnologia, foco no mercado especializado e inovação.

O vinho Virgo, da Sociedade Agrícola Torre do Frade, foi escolhido como o melhor projecto de marketing, com o seu rótulo inovador, em branco, assente na ideia no brand, onde cada consumidor pode deixar a sua própria marca.

Na categoria Inovação, a plataforma Agrogestão.net levou para casa o prémio, com uma ferramenta que potencia a informação produzida pelas aplicações desta empresa em gestão comparativa, rastreabilidade e pegada ecológica.

O projecto WineSulFree, da Universidade de Aveiro em parceria com a Dão Sul, convenceu os jurados na categoria Investigação. O objectivo é a produção de vinho sem sulfuroso através da utilização de uma película de quitosana.

José Carlos Sousa Veloso foi homenageado com o prémio Carreira, atribuído pela redacção da revista VIDA RURAL. Uma homenagem merecida a um dos ícones da agricultura nacional, que sempre defendeu uma produção moderna, inovadora e profissional.


 

 

 

Voltar