| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Informática ao serviço do mundo rural

01/11/2003

A FZ Agro-Gestão nasce em 1998 no seio da Agro.Ges – uma empresa de estudos e projectos no meio rural com a missão de fornecer os produtos e serviços que melhor contribuam para reforçar a capacidade de gestão das empresas do meio rural. Com este objectivo a FZ Agro.Gestão tem vindo a desenvolver a aplicação informática Agro.Gestão que integra um conjunto de funcionalidades que dão resposta às mais diversas necessidades dos empresários agrícolas e da qual detém os direitos exclusivos de comercialização.


Frederico Avillez e José Pedro Salema, gerentes e fundadores da FZ AGRO.GESTÃO

José Pedro Salema, Engenheiro Agrónomo de formação, e um dos fundadores da empresa faz questão de sublinhar que esta foi à procura da informática como ferramenta e todas as aplicações são pensadas por agrónomos. Trata-se de um software que se destina ao mundo rural em geral, sem restrições, embora a maior parte dos clientes seja constituída por médias e grandes empresas “que são aquelas com maior capacidade e predisposição para se modernizarem”. Também as associações fazem parte destes clientes e por vezes estas compram o programa para depois o colocarem à disposição dos associados enquanto prestação de serviços.

Com uma filosofia que contraria “a venda de programas empacotados numa prateleira qualquer”, todas as aplicações da FZ Agro.Gestão incluem a deslocação de um técnico a casa do cliente para instalar o programa e dar a formação inicial necessária para que este consiga operar com o mesmo.
Estes programas inserem-se em duas linhas distintas, os produtos que são vendidos como soluções prontas, e o “software por medida”. No rol de soluções da empresa já existem aplicações para responder às Associações de Caça e Pesca, ao Registo de Animais (SNIRB), Associações de Raças Autóctones e Lagares de Azeite. João Pedro Salema defende que não existem limites para este tipo de aplicações informáticas, cujos custos podem oscilar entre os 750 Euros e os 2250 Euros. “Diz-nos a experiência que podemos recuperar este investimento num ano e a nossa sensação, depois de cinco anos no terreno, é a de que há muitas empresas com preocupação de controlo dos seus custos”.

Para já a informatização da exploração agrícola não se enquadra em nenhuma medida específica de apoio, contudo pode inserir-se na Medida 1 do programa AGRO relativa à modernização das empresas agrícolas.
Para o fundador da FZ Agro.Gestão as aplicações ainda se confrontam com um problema que é a recolha de informação muitas vezes minimizada pelas pessoas mas as aplicações só existem se lá houver dados. “Pensamos que é preciso colocar na mão do agricultor uma ferramenta rápida que lhe permita recolher essa informação e isso já foi feito pela empresa através dos PDA, pequenos computadores de bolso que podem ser integrados com a nossa aplicação”.

No futuro a empresa quer ir ainda mais longe e fazer a interligação dos computadores de bolso com os equipamentos (tractores, ceifeiras …), permitindo uma informação quase automática.

Software de gestão para todas as actividades de uma empresa agrícola

Linguagem de fácil entendimento

O Agro.Gestão é um software de gestão para Empresas do meio rural. Por utilizar uma linguagem de fácil entendimento e por ser desenvolvido num interface gráfico amigável é uma ferramenta acessível a todos os potenciais utilizadores.

Apuramento e discriminação dos custos e receitas

O objectivo central do Agro.Gestão é o apuramento e discriminação dos custos e das receitas das diversas actividades desenvolvidas numa empresa agrícola, o que permite, por um lado, o melhor planeamento da actividade agrícola, e por outro, uma progressiva racionalização da utilização de recursos com os consequentes benefícios ao nível dos rendimentos do agricultor.

Concentrar todos os sectores numa só ferramenta

O Agro.Gestão foi preparado para abarcar todo um leque de actividades que se podem encontrar no meio rural, permitindo concentrar numa só ferramenta todos os sectores da empresa. Permite ainda registar de forma expedita as diferentes transferências que se realizam de actividade para actividade.

 

 

Voltar