| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Planeamento Agrícola: Agro.gestão - Módulo de Orçamentos

01/06/2003

A empresa FZ Agro.gestão lança nova aplicação de gestão para empresas agrícolas - Agro.Gestão ® - Módulo de Orçamentos. Esta nova ferramenta cumpre dois grandes objectivos fundamentais para a gestão moderna: Planeamento e Controlo Orçamental.

A função planeamento baseia-se na construção de orçamentos unitários de actividades e permite ao agricultor construir diferentes cenários alternativos - Sistemas de Produção.

Ao elaborar orçamentos unitários para cada actividade, indicando previsões para todas as operações, datas e quantidades de factores (consumíveis, maquinaria, mão de obra, etc.) e produtos, é possível ao empresário agrícola não só apurar resultados previsionais como analisar a sua estrutura de custos.

As várias combinações destes orçamentos unitários em diferentes proporções constituem os cenários alternativos em análise - Sistemas de Produção. Neste caso, as ferramentas disponíveis permitem não só o cálculo dos resultados previsionais, como ainda: análise de distribuição ao longo do ano da utilização dos factores de produção, permitindo fazer planeamento operacional de recursos como as máquinas e/ou mão de obra; previsão das necessidades de tesouraria para cada um dos cenários considerados, baseando-se em prazos de entrega de de pagamento, stocks críticos, taxas de IVA, periodicidade de pagamento de pessoal, etc.; análise de sensibilidade para os vários orçamentos que determina quais os produtos ou factores cujas variações de preço ou quantidade mais irão influenciar os resultados da actividade e quais os valores máximos que essa variação pode assumir antes de representar resultados negativos.

Esta solução informática pode ser utilizada em conjunto com o Agro.Gestão - Solução Integrada de Gestão para Controlo Orçamental das actividades correntes, permitindo uma rápida identificação dos desvios, a sua origem e a avaliação do seu impacto nos resultados da exploração. É ainda possível associar a esta ferramenta uma base de dados de preços para poder avaliar de forma rápida e eficiente o impacto de possíveis alterações de preços.

 

 

Voltar