| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Solução Integrada de Gestão para Empresas Agrícolas

01/03/2001

Agro.Gestão é um programa informático capaz de integrar todas as vertentes da gestão da empresa do meio rural, desde a contabilidade analítica de qualquer actividade de Frutas, Legumes e Flores até ao controlo de stocks e ao maneio dos animais...

Face ao aumento da pressão competitiva sobre as empresas do meio rural surgem necessidades específicas ao nível da sua gestão. A quantificação da contribuição de cada operação realizada numa actividade e de cada actividade no seio da empresa é imperativa para poder tomar decisões fundamentadas e em tempo útil.

Para satisfazer estas necessidades surge o AGRO·GESTÃO ® - uma aplicação informática com interface amigável, intuitivo e de fácil aprendizagem. Por ser parametrizável pelo utilizador este software é aplicável a qualquer tipo de exploração, abarcando numa só ferramenta toda a complexa realidade do meio rural.

Esta aplicação efectua a gestão global da exploração e a gestão individual de actividades do tipo vegetal, animal, florestal, transformação, conservação, actividades não lucrativas e ainda outras como actividades de turismo ou agro-ambientais. Assim todas as actividades de Frutas, Legumes e Flores podem ser tratadas individualmente pelo AGRO·GESTÃO ®, sem perder a imagem da empresa no seu conjunto, dos seus recursos e factores de produção partilhados.

A introdução de um sistema de informação de gestão como este não está limitado a uma determinada dimensão, complexidade ou sector de actividades. A Fundação Eugénio de Almeida com um diversos núcleos isolados, algumas centenas de hectares de vinha regada e a produção industrial da sua adega e a Quinta das Palmeiras com 25 hectares de milho no Ribatejo são exemplos de como qualquer exploração tem muitas vantagens e rentabiliza rapidamente a utilização duma solução informática como esta.

Com esta ferramenta o empresário pode distinguir os custos variáveis dos custos fixos reais, determinar as margens brutas e de contribuição, analisar os custos e as receitas por hectare ou por unidade de produto obtido e analisar a estrutura de custos e receitas.

O AGRO·GESTÃO ® fornece ainda ajudas ao nível da organização técnica e administrativa da empresa como a gestão de tesouraria, gestão de stocks, gestão de credores/devedores, análise de utilização de máquinas/equipamentos e mão de obra, maneio técnico de efectivos pecuários (homologado oficialmente), gestão combustíveis/consumos, planeamento anual e controlo orçamental, gestão da estrutura fundiária, facturação integrada e gestão de clientes e fornecedores entre muitos outros resultados.

A aplicação está em constante desenvolvimento motivado e orientado pelas sugestões do seus utilizadores. Continuamente são integradas sugestões no programa com vista à satisfação de necessidades efectivamente sentidas no seio das explorações agrícolas para melhorar a sua produtividade. Novas funções em desenvolvimento incluem a capacidade de produção dos livros de campo para a produção integrada, a integração dos dados com computadores de bolso (PDA) e a comparação dos resultados obtidos com valores de referência nacional ou regional.

Apesar do grande desafio que ainda representam as tecnologias de informação no sector agrícola este programa está a ter sucesso tendo já conseguido cativar algumas casas agrícolas de renome. As vantagens são muitas, mas existem alguns obstáculos – as exigências em informação são elevadas e proporcionais à qualidade e detalhe dos resultados a obter. Este ponto pode ser muito relevante se a gestão não realiza qualquer recolha sistemática de informação técnica e económica. No entanto, a aquisição da aplicação é uma boa oportunidade para passar a realizá-la com todo o apoio da empresa que a implementa. Nos casos em que a recolha sistemática de informação já existe os benefícios são visíveis mais rapidamente e os resultados obtidos têm maior qualidade.

 

 

Voltar