| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Gestão Informatizada é Inevitável

01/06/2006

A gestão da empresa agrícola é uma questão que o moderno agricultor ou empresário agrícola não pode negligenciar. Com margens decrescentes e a forte pressão sobre os custos, a concorrência acesa em praticamente todos os mercados e exigências crescentes por parte dos consumidores é essencial gerir bem controlando todos os detalhes.

José Pedro Salema e Frederico Avillez

 

Existe actualmente duas forças fundamentais que forçam a modernização da gestão da empresa agrícola. Por um lado o controlo dos custos de produção (com vista à sua redução) e, por outro, as exigências de consumidores e regulamentação para promoção da segurança alimentar.

A informatização dos processos de gestão da empresa agrícola são a melhor resposta possível para enfrentar este hostil ambiente empresarial. É possível com ela, com baixos custos administrativos, responder eficaz e eficientemente às questões que surgem quotidianamente como:

- Qual o meu custo de produção real total? E se considerar apenas os custos variáveis?

- Qual o custo de produção numa determinada área precisa? Será que vale a pena continuar a produzir nesse local?

- Qual a origem de determinado lote de produto? E como foi produzido? Em que condições e sujeito a que tipo de substâncias químicas, em que datas e em que quantidades?

Na escolha de uma aplicação de gestão deve ser considerado o número de utilizadores, a plataforma a utilizar (computador pessoal, rede de computadores, computadores de bolso – PDA), as funcionalidades da aplicação e o seu grau de adaptação à realidade dos processos da empresa em causa.

Existe software de qualidade (premiado) produzido em Portugal e já largamente difundido, capaz responder a todas as especificidades das explorações agrícolas nacionais a custos baixos. Algumas soluções podem até integrar dados recolhidos no campo num computador de bolso com a informação das facturas emitidas e recebidas no escritório.

Por outro lado, a massificação da tecnologia que temos assistido tem reflexos positivos para os consumidores. O computador pessoal, portátil ou fixo, o computador de bolso ou o acesso à Internet em banda larga estão presentes em qualquer hipermercado a preços cada vez mais baixos. Muitas vezes a informatização da gestão começa pela crescente familiaridade e multifuncionalidade dos equipamentos.

É importante considerar para a implementação de qualquer sistema de informação o acompanhamento por consultores qualificados. Para modernizar e informatizar a gestão de uma empresa não basta a aquisição de computador e software de gestão – é necessário mudar os processos ou formas de fazer. As atitudes ou comportamentos são sempre difíceis de mudar porque requerem tempo, paciência e ajuda especializada. Mas “para melhor muda-se sempre” e é exactamente isso que os agricultores portugueses têm que fazer!

 

 

 

Voltar