| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Fundação Eugénio de Almeida em alta

[ 04/03/2010 ]

A Fundação Eugénio de Almeida foi recentemente distinguida na Gala Anual da Revista de Vinhos com três prémios: “Empresa do Ano”; “Prémio Excelência” (para o vinho Scala Coeli) e os “Melhores de Cada Região” (Pêra Manca branco e Pêra Manca Tinto).

Empresa do Ano - Actualmente a Fundação possui 460 ha de vinha e uma nova adega que tem na sua génese premissas tecnológicas que a distingue das demais. O ano de 2009 foi de novidades e novos lançamentos, destacando-se o primeiro Espumante Cartuxa 2007, assim como as sempre emblemáticas colheitas de Pêra-Manca e de Cartuxa.

Prémio Excelência - atribuído ao Scala Coeli Tinto 2007, que é produzido a partir da casta Touriga Nacional. As uvas após a colheita passaram por uma maceração pré-fermentativa a frio, seguida de fermentação a temperatura controlada, maceração prolongada e encuba total de 40 dias. Por fim, estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 15 meses.

O Scala Coeli Tinto já tinha obtido o primeiro lugar no concurso Touriga Nacional 2009, organizado pela Revista de Vinhos. Ao Scala Coeli Tinto juntou-se, recentemente, o Scala Coeli Branco 2008, uma das novidades do ano passado.

Melhores de cada Região: A Fundação Eugénio de Almeida viu ainda os seus vinhos Pêra-Manca DOC Alentejo Branco 2007 e Pêra-Manca DOC Alentejo Tinto 2005 distinguidos, não fossem estes os vinhos por excelência da Adega Cartuxa.

Também recentemente, Pedro Baptista, enólogo da Fundação, tinha sido distinguido pela revista Wine – A Essência do Vinho, como o Enólogo do Ano 2009, tendo sido premiado pela qualidade, constância e solidez dos vinhos que assina.

Pedro Baptista iniciou o seu trabalho na Adega Cartuxa em 1997 na área de viticultura, assumindo em 2004 o cargo de enólogo. Foi o principal responsável pela modernização dos vinhos Pêra-Manca e Cartuxa, sem nunca lhes retirar as suas identidades, e pelo nascimento do Scala Coeli e do primeiro Espumante Cartuxa 2007.

 

Fonte: aicep Portugal Global

 

 

 

 

Voltar