| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Registo oficial de Ovinos e Caprinos [RED-OC]

[ 10/01/2011 ]

Já é possível a partir da versão 8.00 do ZOOGESTÃO emitir de forma automática o registo oficial de existências e deslocações para os ovinos e caprinos, vulgarmente conhecido como RED-OC.




Foi aprovado, por intermédio do Despacho n.º 4512/2010 (IIª Série DR) de 15 Março, um novo modelo de registo de existências e deslocações que os criadores e detentores de ovinos e caprinos têm de apresentar à Direcção-Geral de Veterinária. Este modelo está disponível no Portal da Direcção-Geral de Veterinária.


Assim, os criadores vão poder manter na exploração um registo das ocorrências observadas e das entradas e saídas de animais, bem como uma listagem com a identificação de cada animal nascido após 31 de Dezembro de 2009. Está abrangida qualquer movimentação de animais vivos em território nacional.
De acordo com as regras do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), implementado em 2006, os detentores de animais das espécies ovina e caprina devem manter um registo de existências e deslocações, permanentemente actualizado junto da DGV.
Segundo informação do Ministério da Agricultura, este novo modelo simplifica o registo, tendo sido criadas condições para melhorar o cumprimento de algumas obrigações legais que deverá permitir maior eficácia das acções de controlo às explorações, centros de recolha, feiras e mercados (centros de agrupamento).

 

 

Voltar