| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Rótulo inovador

[ 30/06/2011 ]

Inovadora é o que se pode chamar à ideia que o enólogo João Cabral Almeida criou e lançou no mercado: uma marca de vinho chamada Camaleão, com um rótulo que faz jus ao nome do animal por mudar de cor consoante a temperatura. Com este rótulo “camaleónico”, os termómetros e os testes tácteis à garrafa já não são necessários. 

Segundo explicou João Cabral de Almeida ao portal mariajoaodealmeida.clix.pt, «aos 8-11 graus, temperatura ideal para o vinho ser servido, o rótulo que tem estampado um camaleão de cor verde passa a azul». O que faz mudar a cor é a tinta térmica utilizada no desenho. «Conhecedor da existência das tintas térmicas e sabendo que em Portugal não eram usadas para este fim, desafiei uma gráfica a apostar no projecto» contou. Um projecto que, segundo o mesmo, era diferente e inovador. «E só depois de muitas experiências em papel branco, é que conseguimos chegar a este resultado» adiantou. 

O vinho nasceu do interesse que João Cabral Almeida desenvolveu pela casta Sauvignon Blanc, depois de ter colaborado com um produtor da região de Lisboa. Na última vindima, comprou uma parte da produção e fez uma pequena quantidade de vinho com recurso a métodos de vinificação tradicionais. Assim nasceu o Camaleão Sauvignon Blanc 2010, que segundo o jovem enólogo se destingue pela «intensidade aromática e frescura, o que faz dele um óptimo vinho de Verão».

Fonte: portal mariajoaodealmeida.clix.pt

 

 

Voltar