| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

XXXII Feira do Fumeiro

[ 02/02/2012 ]

A Feira de Fumeiro, organizada pela Câmara Municipal de Vinhais e pela Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, acontece na vila transmontana desde 1981, no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro.


O fumeiro, comercializado por dezenas de produtores e consumido na feira, tem Protecção Comunitária IGP - Indicação Geográfica Protegida, atribuída pela União Europeia, garantindo a quem adquire os produtos uma certificação de qualidade. Esta denominação está relacionada com a raça autóctone da região de Vinhais, o porco Bísaro, alimentado à base de produtos naturais, de que é exemplo a castanha, contribuindo para que a sua carne seja suculenta e saborosa. 


No entanto a feira, não se restringe apenas à exposição de fumeiro, disponível para venda aos milhares de visitantes que todos os anos rumam à Capital do Fumeiro. Para além de outros produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espectáculos musicais, arraial, luta de touros, tasquinhas, restaurantes e muitos outras actividades integram um programa diversificado que, durante quatro dias, anima quem passa por Vinhais.

Para saber com mais pormenor o programa das Festas consulte o site da Feira do Fumeiro.

 

 

Voltar