| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Sabe o que tem que mudar em 2013?

[ 28/12/2012 ]

Para garantir o cumprimento integral das obrigações legais referentes às aplicações informáticas de facturação que entram em vigor com a entrada em 2013 existem um conjunto de procedimentos que os utilizadores do AGROGESTÃO ® Comercial devem seguir.

A AGROGESTÃO aconselha vivamente todos os utilizadores desta aplicação a contactar o seu gestor de cliente ou a sede directamente para definição do plano de acção adequado a cada caso particular. Existem algumas alternativas possíveis e o seu gestor saberá, melhor que ninguém, como poderá mais facilmente cumprir os requisitos necessários.

A nova versão do AGROGESTÃO ® Comercial (10.x) tem embutidas novas verificações e validações para garantir que o ficheiro SAFT é produzido sem qualquer erro mas é perfeitamente possível responder adequadamente (até Maio de 2013) com qualquer versão certificada anterior (4.x) desde que sejam tomadas algumas precauções.

Em geral todos os utlizadores AGROGESTÃO ® Comercial devem seguir os seguintes passos:


1. Criar uma série nova para o ano 2013

A forma mais rápida para isto é utilizar o assistente de cópia de séries disponível em Parametrização > Empresas no separador «Documentos e Séries»


2. Verificar as consequências SAFT de todos os tipos de documento

Desde 2012 que todas as empresas que usam aplicações informáticas para emitir os documentos de venda são obrigadas a utilizar software certificado pela Autoridade Tributária. Cabe ao utilizador garantir que todos os documentos de venda estão classificados correctamente. Esta classificação está disponível em Parametrização > Tipos de Documento:


3. Garantir que não são emitidos documentos inválidos em 2013 (venda-a-dinheiro)

As versões 4.x não têm qualquer restrição para qualquer tipo de documento mas a legislação determinou que com a entrada em 2013 são eliminados os documentos «venda-a-dinheiro», «talão de venda» e «factura/recibo». Deste modo cabe apenas ao utilizador destas versões impedir a emissão destes tipos de documento.


Mais uma vez, a AGROGESTÃO aconselha vivamente todos os utilizadores desta aplicação a contactar o seu gestor de cliente para definição do plano de acção adequado a cada caso particular.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/92506C39-7068-44FC-8365-8CFACE749DC2/0/Cert_Prog_Fat.pdf


 

 

Voltar