| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

A APORMOR e os leilões de gado

[ 30/04/2014 ]

A APORMOR – Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, nasceu em 1990, da necessidade dos produtores da região se organizarem para defenderem os seus interesses, intervindo na área da comercialização do gado, um dos problemas mais graves na região, devido à complexidade e fata de transparência dos circuitos de comercialização existentes então. O facto do produtor tradicionalmente trabalhar isoladamente, e pelo facto de haver sazonalidade na produção criava grande oscilação nos preços.

Neste momento com cerca de 120 associados, a APORMOR, organiza o leilão de maior sucesso na região sul do país. Transaccionando entre 400 a 700 animais semanalmente, a APORMOR tem vindo a prestar um valiosíssimo serviço aos produtores, da região e não só. Com a sua séria e solida actuação, a APORMOR transformou-se num exemplo a seguir para outras organizações de produtores que, apenas nos últimos par de anos, têm vindo a seguir o seu exemplo de organização de leilões ao serviço dos interesses dos seus associados.

A AGROGESTÃO tem colaborado desde há vários anos com a APORMOR no seu trabalho semanal de organização e condução do leilão. Este trabalho deu origem ao software ZOOGESTÃO®Leilões, solução que acompanha todo o processo do leilão: recepção dos animais e formação dos lotes, pesagem e leilão dos animais, processamento das saídas dos animais, gestão dos processos de limpeza e higienização das viaturas e processo de apuramento de taxas de serviços aos apresentadores e aos compradores.

A solução ZOOGESTÃO®Leilões, tal como a sua congénere para as explorações pecuárias – ZOOGESTÃO® - Gestão de Efectivos Pecuários, oferece um conjunto de funções de controlo administrativo dos efectivos de acordo com as normas legais vigentes: Livro de Registos, impressão de Guias, etc. Por esse motivo a APORMOR, que é um posto de atendimento do SNIRA, também presta a alguns dos seus associados serviços de gestão do Livro de Registos com base no ZOOGESTÃO®.

Uma das grandes vantagens do sistema desenvolvido pela AGROGESTÃO é a sua integração com o ERP PRIMAVERA que a APORMOR utiliza como sistema de facturação e contabilidade. Com base nesta característica, os processos financeiros e contabilísticos da APORMOR, estão directamente ligados aos processos. A integração desenvolvida pela AGROGESTÃo com o ERP PRIMAVERA, foi reconhecido no ano passado pela própria PRIMAVERA BSS, que atribuiu às nossas soluções o selo de Solução Certificada.

Para os agentes que intervêm no Leilão, os aspectos que são mais visíveis do trabalho da AGROGESTÃO são o Jornal do Leilão, que é impresso e distribuído aos licitadores, o ecrã onde se pode acompanhar o leilão em progresso, e ainda a informação que é processada pelo sistema e divulgada no site www.apormor.pt

O valor do ZOOGESTÃO® como solução para os leilões tem vindo a ser reconhecido pelo sector, e entretanto, outras entidades estão a utilizar. Natural-carnes com os leilões de Portalegre e AJASUL com o leilão de Évora, são outros utilizadores desta nossa solução.

 

 

Voltar