| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Chegaram as Vindimas: a altura do ano mais atarefada em todas as adegas​

[ 22/09/2014 ]

Chegaram as Vindimas: a altura do ano mais atarefada em todas as adegas.

Os responsáveis planearam cuidadosamente a campanha, agendando as recepções, implementando controlos de maturação e prepararam a adega para receber as uvas e para poderem trabalhar o maior pico do ano em termos de volumes de massas vínicas.

Por todo o lado as equipas estão no terreno a colher as uvas de forma cuidada, fazendo-as chegar às adegas, para que os enólogos as possam trabalhar com toda a atenção, e assim, começar a construir os vinhos para serem provados dentro de poucas semanas ou, em muitos casos, só dentro de alguns anos.

Amavelmente, alguns dos nossos clientes (especialmente atarefados nesta fase), disponibilizaram um pouco do seu tempo para falar connosco sobre a vindima deste ano.

Um destes casos, foi a Bacalhôa. Falámos com o o Coordenador da Enologia, o Eng.º Vasco Penha Garcia, que simpaticamente nos deixou o seu testemunho:

"Temos 4 adegas a trabalhar. No Norte a iniciar e no Sul a finalizar. A vindima 2014 está a ser mais complicada por termos tido tempo instável com alguma chuva, o que afecta muito a logistica.

Durante a vindima, estamos sempre a recolher muita informação (dados quantitativos e qualitativos) para tomada de decisões. É um processo logístico complexo que envolve igualmente muitas pessoas. Sem um sistema de informação como o Enogestão não seria possível manter uma organização e tomada de decisões tão eficiente.

O fornecimento de informação rápida e sistematizada do Enogestão será uma mais valia ainda mais visível este ano"

  

Outro dos nossos clientes, que também partilhou connosco a sua vindima foi a Casa de Santa Vitória.

A enóloga, Engª Patrícia Peixoto, também nos deu o seu testemunho das vindimas deste ano:

"Na Casa de Santa Vitória a vindima 2014 decorreu entre 31 Julho e 9 Setembro.

Foi um ano que, felizmente, correu bem e com a qualidade garantida. 

O Enogestão acaba por ser para nós mais um aliado na equipa. Toda a gestão, desde entrada de uva (por talhão), passando pelos produtos enológicos utilizados (por lote) até ao engarrafamento é garantido pelo Enogestão.

As análises, a distribuição dos vinhos pelos depósitos e barricas, desde que bem introduzidos, permite-nos tirar listagens atualizadas todos os minutos.

É seguramente uma ferramenta fundamental neste processo e uma excelente aquisição, não só na vindima, como na gestão de stocks o ano todo, com garantia de rastreabilidade."

  

Do Douro, através do Eng. Euclides Lázaro das Caves Santa Marta, também nos chegam algumas palavras sobre a vindima. 

"A nossa vindima iniciou-se a 11 de Setembro e estamos a prever receber uva até meio de Outubro. E advinham-se vinhos de grande qualidade.

E sem a ajuda do Enogestão não seria possível garantir toda a logistisca de produção que há nesta casa: desde a marcação de vindima por parte dos nossos mais de 1000 sócios, todo o processo de recepção de uva, fermentações, estágio, engarrafamento, expedição e custos de produção, tudo é feito no Enogestão.

E tudo integrado com o nosso ERP."

   

 

 

Voltar