| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Saiba como a Consulting4IT está a levar a AGROGESTÃO até aos Açores

[ 09/02/2015 ]

Como já temos vindo a divulgar em algumas das nossas comunicações, a AGROGESTÃO continua a apostar na constituição de uma rede de parcerias estratégicas, com o intuito de chegar cada vez a mais clientes e a alargar a área de atuação.

Desta vez, o exemplo que vos damos é dos Açores.

A Consulting4IT é uma empresa Açoriana, com sede em Ponta Delgada, que desenvolve a sua actividade na área das tecnologias de informação. Com diversas competências, a Consulting4IT focaliza a sua acção na análise e implementação de sistemas e produtos de elevada componente tecnológica. Dessa forma está em condições de propor uma vasta gama de soluções, suportadas por uma equipa de profissionais que têm participado em diversos trabalhos técnicos, de formação, consultoria e implementação de soluções informáticas em ambiente empresarial.

Desde cedo a Consulting4IT provou ser uma parceira com um fantástico potencial. Com o seu conhecimento das necessidades especificas da região, têm permitido que a nossa oferta possa chegar a novos clientes.

O resultado desta parceria está à vista com o primeiro cliente em comum - a SINAGA – sem dúvida um cliente muito especial, famoso pela sua produção de açúcar e com uma longa história que vos gostariamos de dar a conhecer.

A SINAGA fica localizada na cidade de Ponta Delgada e é actualmente a mais antiga produtora de açúcar, contribuindo, de forma activa, para o crescimento sustentado da economia dos Açores.

Inicialmente como fábrica de álcool, a SINAGA surgiu em 1884, altura em que São Miguel atravessa a chamada crise da laranja, orientando a sua actividade para a batata-doce, como economia alternativa.

                     

Mais tarde, e como resposta às políticas restritivas do Governo de Lisboa, é introduzida a uma nova cultura na Região, a beterraba, que no século XIX já havia sido alvo das primeiras experiências pelas mãos de Henrique Bensaude, do Eng. José Cordeiro e pela antiga Estação Agrária.

A fábrica do açúcar é uma industria sazonal, que apenas trabalha de 50 a 80 dias por ano, em regime contínuo de três turnos, durante 24 horas por dia, complementando-se com a fábrica do álcool, que nunca labora em simultâneo.

Única no país, a Fábrica de Açúcar de Sta Clara da SINAGA actualmente está preparada para um trabalho contínuo de 120 dias e com uma capacidade de corte de 1.000 toneladas de beterraba/dia. Actualmente possui uma quota de produção de açúcar de 10.000 toneladas, para o que necessita de 100.000 toneladas de beterraba.

A fábrica está instalada numa área de 60 mil m2, e está apetrechada com um forno de cal, com um laboratório de análises de beterraba, com armazém preparado para receber 4 mil toneladas de açúcar – cerca de 3.200 Big-bags de 1.250kg - e com um posto de transformação de energia eléctrica, que é o maior posto privado da Região. Recentemente a Sinaga juntou ás unidades de produção de vapor, um turbo gerador que lhe permite ser auto-suficiente em energia eléctrica sempre que labora raízes de beterraba açucareira, ou refina ramas de beterraba açucareira.

A sementeira é feita com base num contrato com os agricultores, sendo que, deste modo, os mesmos agricultores, quando se decidem pelo cultivo da beterraba, já sabem, de antemão, que têm garantido a venda do produto. Os agricultores com contrato sabem ainda, quanto receberão pela produção dado que preço é prefixado em tabelas anunciadas antes da sementeira, e a SINAGA, além de tudo, preza-se de liquidar as suas dividas num prazo de 8 dias depois da entrega da beterraba na fábrica.

Com a ajuda da Consulting4IT na identificação das necessidades especificas da SINAGA, a AGROGESTÃO, para além de ter implementado o software AGROGESTÃO®Indústria, está a desenvolver algumas soluções específicas para este cliente.

 

 

Voltar