| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

​A data pela qual tantos esperávamos

[ 13/02/2015 ]

A AGROGESTÃO faz parte do grupo de interessados em saber - a tão esperada - data de abertura de candidaturas para projectos de jovens agricultores do PDR2020.

Podemos, finalmente, ajudar a divulgar a data de início das candidaturas bem como os requisitos e exigências à primeira instalação de jovens agricultores.

A ministra da Agricultura considerou esta quinta-feira que os jovens agricultores são prioritários para o desenvolvimento do país, por isso deu prioridade às medidas de apoio à instalação de agricultores até aos 40 anos, cujas candidaturas começam dia 23.

Segundo a ministra, Portugal tem assistido a “um forte dinamismo dos jovens agricultores” e, por isso, o Governo deu prioridade política às novas regras para apoiar jovens agricultores, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), definidas em portaria publicada dia 12 de Fevereiro em Diário da República.

São alguns os requisitos para os apoios à primeira instalação de jovens agricultores (entre 18 e 40 anos):

- Estejam enquadrados na categoria de micro e pequenas empresas;

- Tenham adquirido a titularidade da exploração agrícola;

- Apresentem um plano empresarial com a duração de cinco anos e respetivos investimentos.

O montante do apoio à instalação é de 15 mil euros (incentivo não reembolsável) que pode ser acrescido de 25%, 50% ou 75%, se o plano empresarial incluir investimentos superiores a 80, 100 ou 140 mil euros, respetivamente. Pode ainda ter acréscimo de 5 mil euros se o jovem for membro de um agrupamento ou organização de produtores reconhecidos no setor relacionado com a instalação.

 

 

Voltar