| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Cadernos de Campo - a AGROGESTÃO na BENAGRO

[ 01/04/2015 ]

A Benagro - Organização de Produtores de Tomate - nasceu em 1980 pela vontade de 31 produtores, com o principal propósito de promover a melhoria da qualidade dos produtos produzidos pelos seus sócios, através de uma promoção de práticas de cultivo, técnicas de produção e de gestão de resíduos respeitadores do ambiente.

Com mais de 30 anos de existência, a Benagro – Cooperativa Agrícola de Benavente, presta serviços e apoio na área agrícola, sempre no sentido de proporcionar aos seus agricultores uma gestão viável das suas explorações e um bom desenvolvimento das suas culturas.

A Benagro comercializa com todos os seus associados os factores de produção, e possui um corpo técnico que acompanha e desenvolve serviços de aconselhamento nas várias culturas, serviços de análise de solos, medição de áreas, candidaturas às ajudas do IFAP e SAA – Serviço de Aconselhamento Agrícola e formação.

Os cadernos de campo são uma ferramenta de trabalho quer para os técnicos da OP, assim como para os técnicos das fábricas transformadoras do tomate de indústria ou outro produto transformado.

Para o agricultor, o facto de preencher este tipo de registo, e de o manter actualizado, possibilita o cumprimento das regras inerentes ao recebimento das ajudas pagas pelo IFAP, nomeadamente no âmbito da condicionalidade.

              


Até 2011, o caderno de campo era feito em folhas escritas pelo agricultor, com o auxílio do técnico. A partir de 2011, passou a ser utilizado o software AGROGESTÃO.Cadernos de Campo que dão origem aos Cadernos de Campo Digitais.

"Das soluções para cadernos de campo que encontrámos no mercado, mais nenhuma cumpria alguns requisitos que nós os técnicos pretendiam, nomeadamente a facilidade para o agricultor em colocar os dados da cultura, no decorrer do desenvolvimento da mesma". Eng.ª Teresa Ribeiro - Benagro.

"Desde que foi disponibilizado no site da BENAGRO o link para acesso on-line ao AGROGESTÃO.Mobile, tornou-se muito mais fácil para os agricultores inserir os dados relativos à cultura e às operações realizadas. Os lançamentos são feitos em tempo real não havendo uma acumulação de trabalho no final da campanha libertando os técnicos para outras tarefas". Eng.ª Teresa Ribeiro - Benagro

A implementação do AGROGESTÃO® Cadernos de Campo, para além de facilitar o preenchimento dos Cadernos, permite que os técnicos e agricultores possam saber, em qualquer lugar, quais os tratamentos realizados numa parcela, os intervalos de segurança e outros registos da cultura (rega, adubações, plantações…). Veio ainda permitir a simplificação do envio dos mesmos para as respectivas indústrias que o solicitaram.

Com a entrada em vigor das medidas de Produção Integrada e Biológica do PDR 2020, aguardamos a regulamentação específica para se proceder à configuração do software a essa realidade.

 

 

Voltar