| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Herdade do Mouchão - o respeito pela tradição não é obstáculo à vontade de modernizar

[ 21/09/2015 ]

A secular Herdade do Mouchão, localizada em Sousel, Portalegre, é um dos mais recentes clientes AGROGESTÃO.

Com um total de 900 hectares, esta propriedade foi  adquirida por John Reynolds no final do século XIX, dando seguimento à atividade corticeira iniciada pelo seu avô. Mais tarde a família veio a plantar várias vinhas e em 1901 construiu uma adega tradicional, iniciando assim a produção de vinhos.

Terá sido também por iniciativa de John Reynolds que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França.

Actualmente, são 38 hectares divididos por diversas parcelas, sendo as mais antigas aquelas onde se encontra a Alicante Bouschet.

Durante a década de cinquenta, do século XX, a actividade vitivinícola sofreu uma singular expansão que se traduziu por um aumento das áreas de vinha, pelo aperfeiçoamento das tecnologias de vinificação e pelo início da venda de vinhos engarrafados, em detrimento da velha tradição de venda de vinho a granel, com um cunho muito regional.

Um século após a sua fundação, e depois de ter recuperado das expropriações agrícolas que ocorreram após a revolução de 1974, a Herdade do Mouchão continua na posse da família Reynolds, mantendo uma tradição ancestral passada de pais para filhos. Todo o processo de vinificação se mantém praticamente intocável, preservando a tradicional vindima e a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pé.

É num tradicional edifício que a adega do Mouchão funciona há mais de 100 anos. No pico do Verão, quando as temperaturas são mais elevadas no Alentejo, o adegueiro chega à adega às 6 horas da manhã para abrir todas as janelas, deixando assim entrar o fresco ar matinal. Às 9 horas, as janelas são fechadas, de forma a proteger os vinhos dos efeitos da canícula de Verão.

Com uma forte tradição, mas também com uma vontade modernizar foi recentemente implementado o ENOGESTÃO integrado com o ERP PRIMAVERA.

Deste modo, passou a ser processada informaticamente toda a informação relativa às vinhas, olival e outras atividades agrícolas bem como da Adega.

Reforçando as competências na área do processamento de informação, a Herdade do Mouchão espera assim dar um salto quer na análise de resultados, quer no apoio à produção.

    

A fiabilidade, rapidez e flexibilidade na análise de informação foram os fatores que levaram a Herdade do Mouchão a escolher soluções AGROGESTÃO.


 

 

Voltar