| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

A importância do backup em caso de vírus ou outros problemas

[ 06/08/2016 ]

A importância do backup em caso de vírus

Os arquivos do seu computador ou servidor podem sofrer danos ou até serem eliminados por completo devido aos vírus, falhas de energia, problemas de hardware e até falhas físicas ou humanas.

Se para uma pessoa perder os dados do seu computador já é um grande transtorno, imagine para uma empresa, perder dados de clientes ou mesmo dos próprios funcionários, são dias de trabalho perdido ou mesmo arquivos que não voltam nunca mais.

Um vírus pode aparecer a qualquer momento no seu computador mesmo se utilizar proteções como firewalls ou antivírus. Um vírus só é identificado por essas ferramentas quando este já é conhecido mas sabemos que todos os dias são criados novos vírus. Quando o antivírus não reconhece um ficheiro como vírus não o pode tratar como maléfico e por isso não o remove ou trata.

O software AGROGESTÃO não foge à regra e quando um computador é infetado, as suas bases de dados podem ficar corrompidas levando a perdas de informação que poderão ser irrecuperáveis caso não tenham sido efectuadas cópias de segurança num local seguro. É sempre recomendado que as cópias de segurança estejam localizadas emlocal seguro para que se possa usar a informação existente na segunda para recuperar a primeira.

No dia-a-dia da nossa equipa de suporte são recorrentes os pedidos de ajuda para recuperação de dados perdidos em função do aparecimento de vírus.

A título de exemplo, recentemente um importante Cliente AGROGESTÃO  cuja máquina responsável por efetuar backups tinha sido desligada, perdeu um volume de dados muito significativo. Vão ter de recuperar manualmente cerca de 1 mês de dados o que será uma tarefa muito complicada. 

Nesse sentido, temos vindo a procurar sensibilizar os nossos Clientes para a criação de métodos segures de backup. Estamos à disposição para ajudar os nossos clientes com recomendações sobre a forma como devem proteger os seus dados.

O que é um Backup? 

Um backup consiste em efetuar uma cópia de todos os dados relevantes existentes num PC ou servidor para que, numa eventual perda dos dados originais (remoção acidental, acidentes naturais, quebras de energia, vírus, entre outros), se possam posteriormente restaurar esses dados minimizando perdas de informação com consequências devastadoras.

 

 

Voltar