| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Presidência lança Diálogos Digitais sobre agricultura jovem

[ 10/10/2008 ]

Diálogos Digitais é uma plataforma de participação cívica cujo propósito é, através do site da Presidência da República, aprofundar o debate sobre as questões que dominam as preocupações dos Portugueses.

Esta primeira edição, associada à primeira jornada do Roteiro para a Juventude, irá contar com cerca de 75 participantes, divididos em três painéis, que constituirão o núcleo central da acção. O visitante do site da Presidência da República poderá acompanhar on-line o debate e todos os comentários sobre os desafios da Juventude, assim como colocar questões aos participantes.

Foram escolhidos três temas para esta edição: Agricultura Jovem; Empreendedorismo e Autonomia; e Associativismo e Inovação Social. Estes temas serão dinamizados pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), pela Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), pela Federação Académica do Porto (FAP) e Associações Académicas. No final, o facilitador de cada tema terá a incumbência de elaborar uma síntese dos principais resultados do diálogo, a apresentar posteriormente ao Presidente da República. A plataforma estará activa até ao final do mês de Outubro.

 

Para começar, sugerem-se três tópicos para debate: Primeiro, um tema mais abrangente, "O Desafio da Instalação de Jovens Agricultores", onde se abordam todas as expectativas, dúvidas, dificuldades e perspectivas de quem se vai instalar no sector agrícola e colher a experiência de quem já fez o percurso ou acompanhou jovens agricultores na fase de "arranque". Depois, de forma mais específica, pretende-se debater a "Formação e Acompanhamento dos Jovens Agricultores", dois pilares fundamentais para o sucesso da instalação. Em terceiro lugar, apontáa-se "Os Jovens Agricultores e as Preocupações Ambientais", um tema actual e diversificado, que tanto afecta as decisões de investimento, como o licenciamento das Explorações agro-pecuárias ou a necessidade de apoio técnico e económico em termos de medidas agro-ambientais.
 

http://www.presidencia.pt/dialogosdigitais/

 

 

Voltar