| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

O Melhor Azeite do Mundo é Português

[ 23/03/2009 ]

O melhor azeite do mundo é português, produzido por Risca Grande, Lda [Cliente OLIGESTÃO]. Venceu o concurso Mundial de Azeites Biológicos da BioFach 2009, Feira Profissional de Produtos de Agricultura Biológica do Mundo, na Alemanha.

O Azeite Risca Grande Virgem Extra, foi eleito como o melhor Azeite Biológico do Mundo, é produzido em Serpa, no Alentejo, na Herdade da Fonte Corcho de Andreas Kurt Bernhard. Este suíço a viver há 15 anos em Portugal, encontrou o seu “paraíso olivícola” à saída de uma pequena aldeia chamada Santa Iria, onde apostou numa produção que acompanhasse permanentemente o olival, que respeitasse as árvores centenárias e que conseguisse competir com a concorrência dos grandes azeites italianos.

Este azeite ganhou o primeiro prémio graças ao seu sabor frutado de azeitonas e frutos frescos, produzido de várias variedades autóctones como a Galega Grada de Serpa, Galega Vulgar, Cordovil de Serpa, Verdeal de Serpa, Maçanilha, Carrasquenha e Gamenha. Além deste azeite, a empresa Risca Grande venceu também o nono lugar no concurso, com o azeite Risca Grande Vintage. Este Vintage é feito unicamente com azeitonas manualmente apanhadas de oliveiras com idade entre os 200 e os 500 anos. Por terem troncos nodosos, as árvores que dão estas azeitonas são já consideradas raridades. O Risca Grande Intense foi igualmente premiado com uma recomendação.

Em Portugal, este azeite é comercializado através da Biocoop, uma cooperativa de consumidores de produtos de agricultura biológica, e nas lojas Miosótis e Brio Biológico, em Lisboa. Se quiser ir mesmo às origens, pode comprá-lo na herdade, em Serpa.

 

Fontes:  PortugalNews [23-03-2009]

 

 

 

Voltar