| BR | Esta página pode estar incompleta relativamente à versão de Portugal
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

PLANIGESTÃO

 

 

 

Esta aplicação permite o planeamento das atividades anuais com base em orçamentos unitários (criados para 1 ha de cultura ou 1 cabeça de gado, por exemplo), a elaboração de cenários alternativos (com combinações diversas de várias quantidades de orçamentos simples) e a previsão dos resultados respectivos a cada um dos cenários.

O funcionamento é bastante simples. Em primeiro lugar são parametrizados os fornecedores, as operações e culturas ou raças presentes na exploração. Atribuem-se preços a Factores e Produtos, indicando a fonte a data e a região a que se referem (permitindo deste modo a criação de uma base de dados) e elabora-se um orçamento unitário para determinada atividade (indicando previsões de consumíveis, maquinaria, mão de obra, etc) a utilizar. 

O passo seguinte é a descrição dos sistemas de produção conjuntos, ou seja, das proporções em que os vários orçamentos unitários vão ser utilizados, o que possibilita a emissão de relatórios de resultados planeados (por atividade individual ou por cada sistema de produção conjunto), a análise de utilização de factores (gráficos de utilização ao longo do ano para cada um dos factores de produção), previsão de tesouraria e análise de sensibilidade para os vários orçamentos. Quaisquer alterações em datas de início do ciclo cultural, preços ou áreas são imediatamente refletidas em termos de resultados e de distribuição de fatores ao longo do ano.

Esta solução informática pode ser utilizada para controlo das atividades em fase de realização permitindo no final do ciclo cultural o apuramento da Margem Bruta e Margem de Contribuição (participação nos resultados totais da exploração) de cada atividade, passando o agricultor a dispor de uma base de comparação entre a situação corrente e a que se antecipa poder ser conseguida com a realização de novos cenários produtivos.

O PLANIGESTÃO é também um programa que, uma vez utilizado em conjunto com o AGROGESTÃO - Solução Integrada de Gestão - adquire ainda uma maior utilidade dado que permite uma série de úteis interfaces, tais como um controle entre o planeado e o realizado em diversas atividades e/ou sistemas de produção e a importação de atividades a fim de podermos enquadra-las em cenários pretendidos permitindo deste modo avaliar a sua performance em diferentes situações.

 

 

Voltar