| PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Plataforma de Monitorização e Gestão do Alqueva

 

No âmbito de uma parceria a FZ AGROGESTÃO foi contratada para desenvolver a plataforma TI do "Modelo técnico-económico de monitorização e gestão da componente hidroagrícola de Alqueva". Esta página pretende apresentar as principais características desse trabalho.

Com sede em Beja, centro da região beneficiária do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), a EDIA é a primeira sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, sediada no interior do País. Contribuindo para o desenvolvimento, não só da região, mas também do País, a EDIA, enquanto Empresa gestora do EFMA e responsável por um instrumento relevante para dinamização da economia, posiciona-se como uma referência estratégica no contexto regional e nacional. Na sua orientação estratégica, a EDIA definiu como eixos prioritários o aproveitamento do EFMA assente no recurso "Água", no aumento da produção e rentabilização dos investimentos nas infraestruturas criadas, visando o êxito do Projeto.

No cumprimento das suas linhas estratégicas a EDIA tomou a decisão de criar um "Modelo técnico-económico de monitorização e gestão da componente hidroagrícola de Alqueva". Esse modelo assenta numa plataforma de TI desenvolvida pela FZ AGROGESTÃO, em estreita colaboração com outras entidades que se juntaram para desenvolver o referido modelo.

O modelo é estremamente completo e está dividido nas seguintes 3 áreas:
- Economia e ambiente;
- Necessidades de rega e eficiência do uso da água;
Indicadores de síntes e padrões de monitorização.

No âmbito da Economia e Ambiente subdivide-se nas seguintes componentes:
- Custos de fornecimento da água e respectiva estrutura;
- Disposição a pagar pela água de regaBalanço energético associado à utilização da água de rega e produtividade energética da água;
- Balanço de carbono associado à utilização de água de rega e produtividade carbónica

No âmbito da Necessidades de rega e eficiência do uso da água  subdivide-se nas seguintes componentes: 
- Propriedades hidráulicas dos solos;
- Necessidades hídricas das culturas;
- Produtividade da água.

No âmbito da Indicadores de síntes e padrões de monitorização  subdivide-se nas seguintes componentes:
- Indicadores Objectivo (ou de estado desejado);
-
Indicadores Críticos (ou de homeostase);
Indicadores de monitorização.

A solução global é composta por duas aplicações principais: “EDIA.Admin”, que é uma aplicação Windows em tecnologia VB.Net (de administração e cálculo, instalada apenas no Servidor do Projecto) e outra “EDIA.WEB”, aplicação Web (sobretudo de visualização e análise, disponibilizada pelo servidor para a intranet). Inclui ainda uma aplicação acessória: “Apoio de contabilidade” (sobretudo de inserção de dados custeio e energia, com facilidade de edição de informação por “copiar/colar” em tabelas auxiliares, confirmando posteriormente o lançamento à BD_PROJECTO).

Em termos mais técnicos, o modelo pode se desenhar da seguinte forma:

De seguida apresentam-se algumas imagens da apresentação da solução:


 Apresentação Modelo Edia

 

 

Voltar