Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Fazenda Santa Fé

 

Situada a 50 km do centro de São Miguel do Araguaia, na estrada GO – 164, a Fazenda Santa Fé tem aproximadamente 10.000 ha de área total, sendo 5.200 ha cultiváveis e os demais divididos em área de reserva legal, estradas, lagos e rio. Existe também uma ilha que faz parte da fazenda, com acesso facilitado na época da seca, entre Maio e Outubro. A fazenda é banhada pelo Rio Araguaia, abrigando uma grande diversidade de fauna e flora, com ocorrência de onças (Panthera onca), sucuris (Eunectes murinus), jacarés (Caiman yacare), veados (Cervus elaphus), entre outros animais de pequeno e médio porte, peixes (até piranhas) e aves das mais variadas espécies.

Até ao ano de 2012 a fazenda apenas se dedicava à produção pecuária. O gerente Willis, que veio gerir a fazenda há 3 anos, decidiu em 2012 começar a diversificar a produção e a aumentar as receitas. Desta forma, plantou 129 ha de soja, cultura que ganha cada vez mais interesse junto aos produtores em função dos bons rendimentos alcançados na região. Dessa forma, Willis pretende duplicar na safra 2013/2014 a área dedicada à soja. Além da soja, a fazenda possui cavalos que pretende comercializar para fazer render o investimento. Tem também porcos, galinhas e cordeiros que servem para alimentar toda a mão-de-obra a preço de custo.

                               

Além de ter de gerir as quase 6.000 cabeças de gado que a fazenda já tinha, Willis tem também, em média, 25 colaboradores para ajudar nas tarefas do dia-a-dia. Este gado está dividido de 100 parcelas de pasto e por vários rebanhos onde se destacam os de recria (fêmeas a amamentar), de engorda e os de cria (fêmeas prenhes).

Para controlar tudo o que é comprado, o gasto nas operações diárias e da gestão de salários, Cristiane, esposa de Willis, gere a parte administrativa. É ela quem faz toda a gestão administrativa da fazenda, controla os serviços diários e faz os pagamentos. Antes de utilizar o AGROGESTÃO®Comercial, o AGROGESTÃO®Produção e ZOOGESTÃO®, tudo era realizado utilizando planilhas Excel.

Após três semanas de utilização dos vários módulos do AGROGESTÃO, Cristiane comenta: “O AGROGESTÃO no meu trabalho ajudou a resumir a quantidade de planilhas de controles e a enxergar aonde verdadeiramente distribuir os custos de cada atividade, além de poder oferecer uma grande quantidade de informações e resultados para um melhor planejamento e tomada de decisões da minha gestão”.

Por seu lado, o gerente Willis, afirma que “O AGROGESTÃO me ajudou no gerenciamento real das horas trabalhadas de cada funcionário e máquina da fazenda. Hoje sabemos os custos reais das atividades, produções e máquinas, que facilitará para criarmos qualquer projeto futuro”.

                                

Esta última afirmação vai de acordo ao aumento da área de produção de soja que Willis pretende fazer no decorrer de 2013. Já para Cristiane, a gestão de dados cada vez em maior volume vai ser facilitada com o uso do AGROGESTÃO®.

 

 

Voltar