| EN | This site may be incomplete in respect to the Portuguese version
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Fazenda Inácio Rosso

 

Localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente entre os municípios de Horizontina e Dr. Maurício Cardoso, a Fazenda Inácio Rosso tem sua origem nos imigrantes italianos que chegaram à região no início do século passado. Inácio Rosso, um dos netos dos imigrantes, foi quem iniciou esta fazenda logo que se casou e esteve à frente dos negócios até seu falecimento, em 2010. Neste período de muito trabalho, uma área inicial de 3 ou 4 hectares se transformou numa propriedade de quase 200 ha.

Atualmente, a fazenda é administrada por dois filhos do Seu Inácio, Marcos e Samuel Rosso e emprega três funcionários permanentes e um temporário. A principal atividade é a produção de cereais, especialmente soja, milho e trigo, com regime de plantio direto na palha já há quase 20 anos. O ciclo de rotação das culturas é de 3 anos, mas como são feitas duas safras por ano é possível fazer um mini ciclo anual. Dessa forma, a cada três anos cada lavoura (talhão) recebe três vezes soja, duas vezes milho e uma vez trigo.

Até alguns anos atrás o gerenciamento das contas da propriedade era feito no máximo com o auxílio de algumas folhas de papel! A necessidade de conhecer melhor os custos de produção e os insumos utilizados levou a utilização de planilhas do Excel. Após alguns anos várias planilhas foram se formando, cada vez mais complexas e sem permitir uma boa análise de todos os dados.

Foi assim que em 2012 os irmãos Marcos e Samuel tiveram uma reunião estratégica que, dentre os pontos levantados, iniciou a busca por um sistema de gestão que fosse capaz de melhorar o controle dos custos e a análise dos resultados gerais da fazenda. A utilização do sistema AGROGESTÃO iniciou no começo de 2013 e, de acordo com Marcos: “O AGROGESTÃO é um sistema muito completo, mas ao mesmo tempo simples e fácil de adaptar a cada fazenda. Podemos ter agora um controle fantástico da nossa fazenda, controlando custos dentro e fora da lavoura.”

Ainda de acordo com Marcos: “As planilhas do Excel nos davam uma estimativa dos custos, mas agora temos os custos exatos. Isso facilita muito a tomada de decisão.”

 

 

Voltar