">
   | PT | 
Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

CAC - Companhia Avícola do Centro

 

 

Em 2012 a CAC II, deu a conhecer a AGROGESTÃO o interesse de iniciar instalação de um sistema de controlo de gestão que veio potenciar a adoção de novas práticas e aumentar drasticamente a velocidade de consulta e precisão do sistema de rastreabilidade.

A motivação para a instalação de tal sistema estava ancorada não só nas exigências da grande distribuição e dos clientes estrangeiros, mas também nas necessidades de reforço do controlo de gestão. A partir desse momento a AGROGESTÃO iniciou um processo de implementação de um novo sistema - OVOGESTÃO - que veio integrar-se com grande profundidade com o software de gestão já instalado na empresa anteriormente – ETICADATA.

Os resultados desta solução na organização são muito positivos. Foi sentida na empresa uma grande mais-valia na expedição, porque agora conseguem fazer tudo mais rapidamente e com menos erros. Um indicador de qualidade muito concreto desta melhoria é a diminuição das encomendas não satisfeitas (ou satisfeitas de forma incompleta): “Reduzimos 10 vezes a nossa taxa de encomendas não satisfeitas passando de valores na ordem dos 2,4% em 2006 para os 0,26% e no último ano.

Neste momento sabemos imediatamente onde estão, por onde passaram e para onde foram todos os nossos ovos. É principalmente porque este motivo que defendo o nosso sistema.”

O sistema de rastreabilidade implementado possibilita fazer o percurso de rastreabilidade ascendente e descendente. Uma das vantagens apontadas é a precisão conseguida com este sistema, que permite chegar a lotes de retirada muito mais confinados que os sistemas que habitualmente estão instalados nas empresas congéneres.

O nosso sistema permite, no caso de detectarmos algum problema, limitar o sequestro apenas ao pavilhão que esteve na sua origem. A maior parte das outras empresas só consegue identificar os fornecedores do dia em que ocorreu o problema e com custos enormes em tempo e recursos para o conseguir.”

O facto do sistema implementado permitir que a empresa cumpra todas as obrigações legais e as exigências dos clientes, não só permite a manutenção e crescimento das encomendas dos clientes mais interessantes, como derruba barreiras no acesso a novos negócios.


 

 

Voltar